Brasil

[Brasil][bsummary]

Mundo

[Mundo][bigposts]

Política

[Política][twocolumns]

Inversão da BR-070 começa na terça (20)


A operação trará alternativas a quem trafega pelas vias centrais de Taguatinga



O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) inicia, na próxima terça-feira (20), a operação de inversão dos dois sentidos das pistas da BR-070. A ação será empreendida em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), órgãos responsáveis por rodovias federais.

O objetivo da operação, decidida após dois meses de conversa entre os órgãos, é desafogar o trânsito das vias do centro de Taguatinga, impactado pela construção do túnel de 1.010 metros de extensão que teve início nesse semestre de 2020 e está previsto para ser entregue em 2022.

As modificações serão feitas no trecho entre o Km 0 (viaduto do Pistão Norte) até o Km 6, nas proximidades do acesso ao Setor M Norte de Taguatinga. A inversão ocorrerá nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17h30 às 19h45. O trabalho de fiscalização será realizado pela equipe de agentes de trânsito do DER e terá o auxílio da PRF.

“Como a região central de Taguatinga passa por esta importante obra esperada pela população, nós vimos a necessidade de trabalhar para pôr fim aos gargalos que atrasam a vida dos motoristas, que, com a nova medida passarão a se deslocar sem sofrer com as retenções”, explica o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.

Como ficará o trânsito

Pela manhã, entre as 6h e as 9h, haverá inversão do sentido da pista norte, que normalmente segue em direção a Ceilândia, e passará a ser no sentido Plano Piloto. A intervenção terá início nas proximidades do Setor M Norte de Taguatinga, e o fluxo seguirá somente no sentido Brasília.

Os condutores que optarem por utilizar a pista norte da Estrutural deverão acessar a faixa de conversão, localizada à esquerda no canteiro central. O local para acesso estará devidamente sinalizado para orientar os motoristas.

Já quem se dirige ao Pistão Norte e à pista sul da Estrutural deverá seguir na via de sentido normal.

No período da tarde, entre as 17h30 e as 19h45, a operação começará no viaduto do entroncamento com a Estrutural, e a inversão de sentido será na pista sul – que normalmente segue em direção à Taguatinga, mas passará a ser de Ceilândia. Nesse horário, o fluxo seguirá somente no sentido Águas Lindas de Goiás.

O término da operação será próximo ao Setor M Norte de Taguatinga. Nesse local, veículos que vierem pela pista invertida deverão acessar a faixa de conversão à direita do canteiro central.

Os condutores que quiserem se dirigir no sentido Plano Piloto poderão acessar a M Norte com destino à Avenida Hélio Prates. Já quem vier pela Estrutural com destino aos setores de Taguatinga Norte deverá optar pela pista de sentido inverso, pois o acesso será direto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário