Brasil

[Brasil][bsummary]

Mundo

[Mundo][bigposts]

Política

[Política][twocolumns]

Saiba quando fazer o teste para o COVID 19



Em meio à pandemia quantas pessoas ficam receosas se perguntando se estão ou não com o Coronavírus? Preocupados, muitos procuram desesperados os postos para descobrir se foram vítimas da doença. No Distrito Federal , a Secretaria de Saúde oferece gratuitamente duas formas de testagem.


Para cada tipo de exame, há uma indicação específica. O mais rápido é aquele feito com uma gota de sangue, porém é recomendado a partir do oitavo dia para o início dos sintomas. O resultado normalmente saí entre 10 a 20 minutos.


O segundo teste chamado de RT, PCR é mais conhecido como swab nasal e oral, pois utiliza uma aste parecida com o cotonete. Essa aste colhe nas narinas e na garganta o material genético do paciente. De acordo com o Ministério da Saúde é recomendado fazer o teste entre o terceiro e o sétimo dia dos sintomas, mas preferencialmente quando a carga viral é maior. O resultado para este tipo de teste geralmente fica pronto entre 24h a 72h.


Para a Coordenação de Atenção a Saúde Primária do DF é necessário fazer estes testes com critério, ou seja, com uma recomendação de profissionais da saúde. 

Texto: Geysa Albuquerque
* Com informações da Sec. de Saúde DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário